Explicação do problema

Os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo total de energia na Europa. Cerca de 20% deste consumo está relacionado com o aquecimento de água, o que faz do aquecimento de água o segundo maior consumo dos edifícios, apenas superado pelo aquecimento e arrefecimento dos edifícios.

Os anéis de recirculação são amplamente usados para assegurar o fornecimento de água quente sem um tempo de espera ou com um tempo de espera reduzido.
Esta solução para além de melhorar o conforto do edifício é também aconselhável sob o ponto de vista da eficiência hídrica porque evita o desperdício de água que sem estes sistemas seria significativo.

Estes sistemas apresentam, no entanto, um problema de eficiência energética. Estima-se que na Europa 30% de toda a energia gasta no aquecimento de água para edifícios seja desperdiçada com os anéis de recirculação.

Esquema LFC

O Box LFC é um produto inovador que absorbe calor quando há consumo de água quente. Este calor é depois usado para aquecer instantaneamente a água estagnada na tubagem.

Com esta solução a água quente não tem de ser mantida em circulação no edifício e desta forma uma quantidade substancial de energia é poupada.

Produto LFC

O Box LFC é auto-recarregável apenas com o fluxo de água quente. Em situações em que o perfil de consumo não permite que o auto-carregamento seja total ou nos casos em que ninguém usa o compartimento servido pelo Box LFC durante 24 horas, o modulo de controlo LFC ativa o anel de recirculação, através da abertura de uma válvula local, durante o tempo necessário até à carga total do dispositivo.

Sequência de montagem

O processo de instalação do Box LFC divide-se em duas fases: uma primeira na fase construção/reconstrução do edifício quando se está a fazer a instalação da rede de tubagem e uma segunda na fase de acabamentos.

Na primeira fase é instalada a caixa de encastrar e são feitas as ligações de água e elétricas. Na segunda fase é instalado um aro de acabamento, o Box LFC e o vidro de acabamento.

Gama de produtos

A gama de produtos Box LFC apresenta uma grande versatilidade tendo em conta caudal máximo necessário (um sistema Box LFC pode fornecer mais do que um compartimento em algumas circunstancias), espessura de parede e capacidade de aquecimento.